Aparecida
Uma história de devoção e fé. O encontro da imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, na altura do Porto do Itaguaçu, em 1717, foi quando tudo começou. Aparecida ainda não era emancipada e era uma vila que pertencia a Guaratinguetá. Com o crescimento dos devotos, a vila se emancipou de Guaratinguetá em 1929.
Turistas
Preparada para receber romeiros de todo o Brasil e conhecida como “Capital Mariana da Fé”, a prefeitura do município estima que 11 milhões de pessoas passam pela cidade durante todo o ano (fora do período de pandemia).
Localizada no Vale do Paraíba, eixo Rio-São Paulo, Aparecida tem acesso privilegiado pela Rodovia Federal 116, conhecida como Via Dutra, o que proporciona mais comodidade ao turista.
Clima
O mês de outubro é o mês mais procurado pelos devotos por causa do dia da Padroeira do Brasil comemorado no dia 12. A temperatura nesse período gira em torno de 18° a 29°.
Nos meses de mais calor: dezembro, janeiro, fevereiro e março, o clima é quente e abafado com chuvas de verão ao fim do dia.
Já nos meses de inverno, a temperatura cai e faz muito frio podendo o hóspede se preparar para visitar a cidade bem agasalhado nessa época do ano.
Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia de 12º a 31° fazendo raramente menos que 12° e mais que 35°.
Imagem
Nossa Senhora Imaculada Conceição Aparecida representa a imagem de barro cozido encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul por três pescadores em 1717 com cerca de 30 centímetros de comprimento.
Na imagem, Maria tem a aparência de uma menina do século XVII com as mãos postas próprias de escrava e com uma faixa na cintura que indicava que estava grávida.